Click na Imagem

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Monforte - Biblioteca Municipal sopra 22 velas

A Biblioteca Municipal de Monforte comemorou no dia 10 de Janeiro o seu 22º Aniversário convidando as crianças da Creche da Santa Casa da Misericórdia, do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Concelho a Cantar os Parabéns e a ouvir contos encenados pela escritora Manuela Ribeiro a partir de obras da sua autoria e a assistir à leitura do “V Livro das Palavras Andantes”, um “livro em branco” que, pelo quinto ano, a Biblioteca fez circular pelos estabelecimentos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas do Concelho para que a partir de um “preâmbulo” as crianças, orientadas pelos respetivos docentes, completassem uma história.
Também incluídas no programa, foram instaladas, no espaço da recepção da Biblioteca, duas exposições. Uma mostrando os trabalhos efectuados pelas crianças do Pré-Escolar a partir de títulos de obras da autoria da escritora e a outra resultou da atividade “Li e Gostei”, uma iniciativa igualmente lançada pela Biblioteca e que foi desenvolvida durante o mês de Novembro, através da qual se pedia aos leitores que registassem as suas opiniões sobre livros lidos num marcador de livros que lhes foi entregue no acto da requisição, foi instalada uma exposição com os respetivos livros e marcadores.
Entretanto, a responsável pela Biblioteca, Vitória Medalhas, procedeu à leitura de uma mensagem que, na impossibilidade de poder estar presente, o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, endereçou e onde manifestou o “apreço ao serviço de excelência que tem vindo a ser disponibilizado à população através da biblioteca há 22 anos. Desde o empenho dos responsáveis, passando pela dedicação e criatividade da equipa, pelo interesse e valorização que Munícipes e utilizadores lhe dedicam, a Biblioteca Municipal de Monforte é hoje uma referência para todos.
Oferecendo serviços de grande utilidade, envolvendo sempre as escolas, acrescentando valor aos conteúdos programáticos do ano lectivo, ganha a cultura e a educação da nossa sociedade. As Malas de Histórias, o Clube de Leitura, a Universidade Sénior, são meros exemplos de como a biblioteca tem extravasado os limites espaciais do edifício e se tem afirmado no quotidiano da população. Não estando presente, quero através deste texto expressar o meu reconhecimento e a minha gratidão a todos quantos há 22 anos trabalharam e trabalham na Biblioteca e à sociedade em geral, escolas em particular por valorizarem esta valência insubstituível do Município de Monforte. Parabéns!”.

Representando a autarquia, a Vereadora da Cultura e Educação, Mariana Mota, acompanhou o desenrolar das actividades e, em declarações, reforçou as palavras do edil, afirmando que “a permanente dinâmica gerada em torno de uma programação intensa e diversificada que é estruturada para dar respostas a diferentes géneros de público, atraindo utilizadores de todas as faixas etárias, faz com que a Biblioteca Municipal de Monforte seja para muitos monfortenses uma segunda casa, assumindo-se como uma das valências que a Autarquia proporciona de maior utilidade para a comunidade. Refira-se que, no ano de 2015, as suas portas abriram-se a mais de 8.500 utilizadores, números que, considerando a tipicidade da nossa população, reflectem bem esse dinamismo. Portanto, quero felicitar a sua equipa actual e todos os funcionários que já passaram por esta casa e todos os outros que dão o seu contributo para que a nossa Biblioteca seja um exemplo da utilidade que se espera de um serviço público”.