Click na Imagem

sábado, 16 de abril de 2016

VI Jornadas do Centro de Recuperação de Menores em Assumar

Nos dias 15 e 16 de Abril, o Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro (CRM), em Assumar, organizou as “VI Jornadas do CRM” sob o título “Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (Incapacidade Intelectual): Uma Prioridade Quase Esquecida”. Esta iniciativa, que reuniu durante dois dias alguns dos maiores especialistas portugueses em saúde mental, visou promover o debate em torno do défice intelectual e suas vertentes em crianças e adolescentes.
“As 6ªs Jornadas do Centro de Recuperação de Menores em Assumar, cumpriu mais uma vez o desiderato de manter uma dinâmica regular de formação, partilha de ideias e desenvolvimento de projectos, em ligação com outras pessoas que comungam de realidades próximas”., afirmou o Director Clínico do Centro, Dr. João Albuquerque na Sessão de Abertura destas jornadas.
E neste dinamismo não pararam de crescer segundo o responsável clínico, pois para si “as paredes são as mesmas, mas os espaços de vida cá dentro rejuvenescem, multiplicam-se, personalizam-se, ajustam-se a necessidades sempre novas, acolhem novas formas de pensar tudo o que fazemos, e nesta onda hospitaleira, envolvemos todos os que connosco colaboram, dando mais vida à vida”.
A sessão de abertura destas VI Jornadas de Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, para além de algumas ausências entre os convidados para a Sessão de Abertura, contou com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Monforte e Arronches acompanhados pela Directora do Centro de Recuperação de Menores e respectivo Director Clínico.
Gonçalo Lagem, Presidente da Câmara Municipal de Monforte, afirmou que se sente sempre emocionado quando entra no CRM e, lhe faltam as palavras, por isso leu a mensagem que postou na sua página no facebook. Uma mensagem que por sentida, colheu os aplausos dos presentes. Já Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, referiu a importância desta instituição no contesto distrital e mesmo nacional, e a abertura do Município de Arronches, em estar sempre disponível, - embora de forma pouco significativa - para colaborar com a instituição, até porque ela emprega algumas pessoas naturais ou residentes em Arronches. De referir ainda que o jantar de encerramento destas jornadas teve lugar no espaço “O Celeiro”, precisamente em Arronches, por disponibilidade da Câmara Municipal.