Click na Imagem

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

XXII Jornadas sobre a função social do museu

O 30º Aniversário da Mimon-Portugal vai decorrer no Centro Cultural de Arronches a partir de amanhã e prolonga-se até ao final da tarde de sábado, sob o tema “A Mudança do Património”.
A sessão de abertura terá início pelas 9h30 com as presenças do Presidente da MINOM-Portugal e da Presidente da Câmara Municipal de Arronches.
Da vasta programação ao longo destes dois dias será celebrado o aniversário dos 30 anos de Museologia em Portugal e várias intervenções com a participação de especialistas.
Os museus de Arronches como o Museu de (A) Brincar e o da Arte Sacra serão objecto por parte de Leandra Vasconcelos, de historiar as suas "memórias" e a sua importância cultural.
Arronches têm na Freguesia da Esperança um dos núcleos de arte rupestre mais importantes da península. Isso levou à criação do Centro Interpretativo de Identidade Local que será visitado pelos participantes nestas jornadas, bem como uma visita às pinturas da Lapa dos Gaivões. Sobre este importante núcleo que nos últimos anos tem sido objecto de estudo intervirá o Professor Jorge Oliveira da Universidade de Évora.
No final destas jornadas será feita a apresentação das conclusões dos vários grupos de trabalho e a respectiva sessão de encerramento.
Nota - ALTERAÇÃO NA ORDEM DAS COMUNICAÇÕES
10:00 A arte rupestre da Esperança - da investigação à divulgação - Prof. Doutor Jorge de Oliveira, Universidade de Évora
10:30 Exercitando a MUSEOLOGIA SOCIAL: do Museu de (a) Brincar (2002) ao Museu de Arte Sacra (2015) Leandra Vasconcelos
11:15 Os apoios ao Património na Abordagem Leader - António Carrilho, Técnico da ADER-AL
11:45 Aniversário do MINOM: Trinta anos de MUSEOLOGIA SOCIAL em Portugal -Mário Moutinho.
Para mais informaçãp consulte o programa oficial ou o site do Município de Arronches.