Click na Imagem

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Associação de Futebol de Portalegre comemora o seu 104º Aniversário em Arronches

A Associação de Futebol de Portalegre escolheu como palco para a celebração do seu 104º Aniversário, a Vila de Arronches e o seu Centro Cultural. O evento que decorreu ontem depois da 21 horas, na abertura a apresentadora saudou os clubes filiados, órgãos sociais, sócios honorários, agentes desportivos e convidados. Agradeceu ao Município de Arronches a cedência do espaço e a colaboração ao longo destes últimos anos.
Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches na sua intervenção, cumprimentou os elementos da mesa, os deputados Cristóvão Crespo (PSD) e Luís Testa (PS), o representante do Conselho de Arbitragem da A.P.F., Jorge Nunes, Presidente da Associação Portuguesa de árbitros de Futebol, José Gomes, autarcas e presidentes de clubes presentes, treinadores e comunicação social. Agradeceu a escolha de Arronches para a realização do evento e mostrou a disponibilidade do Município que chefia, para receber quem queira visitar Arronches. Terminou por desejar que a comemoração deste aniversário da A.F.P. fosse um dia de festa e recordou que Arronches, com os seus clubes, associações culturais e desportivas e Academia de Futebol, têm dado um contributo à A.F. de Portalegre.
Nos discursos seguiu-se o Presidente da Assembleia-geral da A.F. de Portalegre, Armando Varela e o Vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Elísio Carneiro. Este num discurso que embora pouco fluente, foi muito conciso naquilo que é o papel da Federação, os seus desígnios e apostas para o futuro. Recordou o responsável da F.P.F. a importância que tem no seu todo, o papel das associações e congratulou-se com este aniversário da A.F. de Portalegre.
Encerrou os discursos Nuno Silva, Presidente da Associação de Futebol, de Portalegre, que depois de cumprimentar todos os presentes, recordou os primórdios do futebol em Portalegre. Disse tudo ter começado com George Robinson (fundador da fábrica de cortiça em Portalegre), o inglês que trouxe a prática da modalidade que, embora de forma incipiente, criou raízes no Distrito, com a construção por este empresário do primeiro campo de futebol em Portalegre.
O Presidente da A.F.P. percorreu na sua alocução, uma parte importante da história da Associação ao recordar que “foi fundada a 29 de Outubro de 1911, a segunda mais antiga do país e a primeira a surgir no interior de Portugal”. Na história da fundação desta associação Nuno Silva recordou que estiveram quatro clubes: Sport Clube Bombeiros Voluntários, Futebol Clube Bombeiros Robinson, Sport Lisboa e Portalegre e o Sport Clube Esperancense, e o futebol em Portalegre, estar a par de outros clubes, na génese da actual Federação Portuguesa de Futebol.
Como fruto deste empenhamento e dinamismo que ao longo de todos estes anos foi imprimido por parte dos dirigentes da Associação de Futebol de Portalegre, o actual presidente recordou os nomes de jogadores deste distrito que se destacaram no desporto rei como: Carlos Canário, Domingos Patalino, Francisco Palmeiro (Arronches), Luís Vidigal, Henrique Sereno, Carolina Mendes e Elsa Ventura. Como curiosidade Nuno Silva recordou que, o treinador José Mourinho, deu em Portalegre os seus primeiros passos como jogador, ao integrar os Iniciados do Sport Clube Estrela, ou o último golo de Eusébio da Silva Ferreira o “Pantera Negra” ao serviço da União de Tomar num jogo no Estádio Municipal de Portalegre.
Seguiu-se a atribuição das Taças que premiaram os clubes no capítulo da disciplina e os diplomas aos treinadores que frequentaram os cursos da A.F.P. de 1º e 2º grau.
No final acenderam-se as velas do bolo comemorativo durante um beberete oferecido pelo Município de Arronches à Associação de Futebol de Portalegre.