Click na Imagem

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Passeio de cicloturismo assinalou Semana da Mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada em Arronches com a iniciativa “Hoje Vou de Bicicleta” que se realizou na manhã do domingo passado. 




Lançada em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade foi criada pela Coordenação Europeia, em parceira com as Autoridades Locais e com a Comissão Europeia, com o objectivo de alertar para a necessidade de mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, sobretudo no que toca à utilização do automóvel, procurando reduzir o tráfego rodoviário dentro das localidades e optando por alternativas de transporte menos poluentes. 
Para assinalar esta campanha, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo desafiou as autarquias locais a realizar um passeio de cicloturismo denominado “Hoje Vou de Bicicleta”, convidando os seus munícipes a participar com a sua bicicleta.
O Município de Arronches aderiu a esta iniciativa e, depois de um primeiro adiamento gerado pelas condições climatéricas adversas, levou a efeito o supracitado passeio neste domingo, dia 22 de Setembro, no qual participaram quinze atletas que não se atemorizaram pelo amanhecer cinzento, que a todos relembrou a chegada do Equinócio do Outono. 
Antes de se iniciar a prova, os atletas reuniram-se na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, onde receberam algumas indicações, por parte do vice-presidente do Município, João Crespo, acompanhado pelo vereador Paulo Furtado, acerca do percurso e de como se iria desenrolar a volta.
Após esta breve reunião, os ciclistas fizeram-se à estrada percorrendo os cerca de oito quilómetros que compunham o percurso, desenhado pelas ruas da vila de Arronches, sempre em pelotão, num ritmo que permitisse aos atletas ir todos juntos, assinalando assim com maior impacto esta Semana Europeia da Mobilidade.
De referir que para que tudo corresse pelo melhor, os participantes foram acompanhados ao longo da prova por agentes do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Arronches, bem como por uma equipa do corpo dos Bombeiros Voluntários de Arronches e ainda pelo carro vassoura que preveniu qualquer avaria que pudesse ter ocorrido. 





 Nota de Redacção – Por estarmos ausentes a acompanhar o Passeio da Junta de Freguesia de Assunção os créditos desta notícia, devem-se ao Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Arronches.