Click na Imagem

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Instituto Politécnico de Portalegre Colocações 1ª Fase do CNA

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), cujos resultados foram conhecidos a 8 de Setembro, foram colocados no Politécnico de Portalegre 219 alunos. 


Metade desses alunos foram colocados nas suas 1ª opções. Em metade dos nossos cursos de licenciatura as vagas propostas foram significativamente ocupadas, tendo mesmo num deles (Design e Animação Multimédia) sido preenchidas na sua totalidade, o que tem bastante significado face à natureza do curso e à situação demográfica da região de implantação do nosso Politécnico. Há, porém, outros cursos, que à semelhança de anos anteriores ficaram aquém do esperado, reconhecemos. Mas, com certeza aumentaremos o número de novos alunos no decurso da 2ª fase deste concurso, cujos resultados serão conhecidos no próximo dia 26 de Setembro, tendo em conta que há ainda por colocar mais de 6500 alunos a nível nacional.
De qualquer forma, podemos já dar a conhecer que o Politécnico de Portalegre, neste ano lectivo de 2019/20, para além dos alunos provenientes do CNA, receberá nas suas 15 licenciaturas alunos de Concursos Especiais, nomeadamente de natureza mais local, e de Estudantes Internacionais. Dos concursos especiais temos já admitidos 204 alunos, essencialmente provenientes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e do concurso para maiores de 23 anos (M23). Estão igualmente admitidos 158 estudantes internacionais que escolheram Portalegre para estudar, provenientes principalmente de países de língua portuguesa como o Brasil, São Tomé, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Este número record de estudantes internacionais evidencia o reconhecimento da maturidade do nosso Politécnico, também além-fronteiras.







A concretizarem – se estas candidaturas o Politécnico de Portalegre, conta já, neste momento, com cerca de 600 novos estudantes nas suas 15 licenciaturas.

Para além das licenciaturas, o Politécnico de Portalegre tem também ofertas formativas de Cursos Técnicos Superiores Profissionais e de Mestrados. Sobre estes cursos podemos afirmar que, face às candidaturas existentes, teremos mais de 250 novos alunos de CTeSP e cerca de novos 100 alunos de Mestrado, sem contabilizar os mais de 150 alunos inscritos em mestrados em parceria.

Embora a este momento seja dado um significado especial, o que realmente importa para a vida das instituições é o momento em que terminam todos os concursos de acesso ao ensino superior e se efetivam a totalidade das matrículas. Nesse momento transmitiremos à comunicação social, previsivelmente no decurso do mês de outubro, o número exato dos novos alunos matriculados no Politécnico de Portalegre nos 1ºs anos dos cursos de CTeSP, de Licenciatura, de Mestrado e de outras formações não conferentes de grau, e aí estamos certos que ultrapassaremos, pelo segundo ano consecutivo, um milhar de novos estudantes.