Click na Imagem

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Junta de Freguesia de Assunção promove excursões com grande componente cultural


A Junta de Freguesia de Assunção no Concelho de Arronches tem promovido nestes últimos anos, excursões para os reformados e pensionistas da sua área, que vão para além dos meros passeios turísticos, pois o seu presidente tem a preocupação de lhes inserir sempre a componente cultural.

O Notícias de Arronches a convite da Junta de Freguesia de Assunção teve a oportunidade de comprovar esta preocupação ao acompanhar no passado dia 11 de Setembro (realizou-se também a 4 de Setembro) a excursão ao Buçaco, Luso e Cúria.

A organização destes passeios passa por uma visita prévia do Presidente da Junta aos locais a visitar, para que esteja tudo organizado a nível das visitas, alimentação e que seja cumprido um horário meticuloso.
A primeira visita foi feita a esse pedaço maravilhoso do nosso país como é o Buçaco, com todo o seu potencial histórico, cultural e botânico. O seu hotel e edifícios envolventes encerram por si só, uma riqueza fabulosa da arquitectura que marcou indelevelmente a nossa história, o que faz com que este património seja visitado e admirado por turistas vindos de todas as partes do Mundo.
Já no Luso foi feita uma paragem para o almoço e um período livre para visita a esta localidade, conhecida pelas suas águas e termas. Em pleno jardim os componentes deste passeio foram surpreendidos pela actuação de uma banda filarmónica que actuava nesta tarde de domingo.
Esta seria unicamente a parte lúdica, pois o caminho ia-nos levar até Sangalhos à Aliança Underground Museum que é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. 
O Comendador Jose Berardo ao adquirir 80% do capital das Caves Aliança trouxe para aqui a sua paixão de coleccionista e homem da cultura. O Underground Museum está baseado conforme o nome diz, no metropolitano de Londres, tendo sido aproveitadas as galerias das caves para ali instalar “oito colecções distintas”, este equipamento museológico versa áreas como a “arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria, cerâmica e estanharia abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos”. (Ler mais na edição em papel de Setembro)
Click nas imagens