Click na Imagem

sexta-feira, 20 de maio de 2016

MONFORTEX-LIBRIS’16 – Ou a “reedição” da MonforFeira em moldes mais domésticos e económicos

Decorreu hoje à tarde na sala da Biblioteca Municipal de Monforte, a apresentação da MONFORTEXLIBRIS’16, ou seja como que uma “reedição” da MonforFeira. Um certame que, em determinada altura, atingiu uma dimensão que extravasou as fronteiras do Concelho, com um custo perto dos 500 mil euros. É isso que o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem quer agora evitar. 
Na conferência de imprensa que juntou a Agir3G/Monforte e a Associação de Jovens Agitagente, o autarca apresentou este certame que vai decorrer nos dias 1,2 e 3 de Julho e que pretende ser “uma mostra recreando um pouco aquilo que era a MonforFeira. Vai ter algumas semelhanças “agora vai ser uma mostra muito mais pequena, muito mais económica mas, conseguindo ainda assim, todos os factores para que ela fosse uma realidade”, afirmou o autarca.
O certame vai decorrer na envolvente do Campo de Futebol e Piscinas Municipais, onde estarão situados os espaços para exposição de gado, tasquinhas, animação infantil, mostra e venda de produtos produzidos no concelho, e o local onde vai decorrer o Festival Agitagente. Tudo isto apenas com uma dimmensão a nível do Concelho de Monforte.
O financiamento da MONFORTEXLIBRIS’16 "está assegurado pelo Eixo 1 do AGIR3, através do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3ª Geração, bem como com a colaboração da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo", garantiu Gonçalo Lagem. Sendo que a entidade promotora do evento é o Centro de Dia Nª Sr.ª dos Milagres de Assumar, com o apoio do Município e da Associação Agitagente.
No final e depois de um período dedicado às perguntas por parte da imprensa, foi exibido um pequeno vídeo promocional que é demonstrativo das potencialidades quer a nível turístico, como económico do concelho, onde estão entre outras, empresas como a Fertiprado de dimensão internacional, os produtores de vinhos, ovinos, caprinos, criadores de touros e cavalos.