Click na Imagem

terça-feira, 3 de maio de 2016

Bombeiros Voluntários de Arronches assinam protocolo com a AMB3 e passam a ser um ponto de recolha permanente de resíduos eléctricos e electrónicos.

Em 3 meses…3640 kg de resíduos eléctricos. Este foi o resultado final da campanha “Quartel Electrão” em que a AHBVA participou, em parceria com a AMB3, nos últimos três meses de 2015.



Agora os Bombeiros V. de Arronches são um ponto de recolha permanente de resíduos eléctricos e electrónicos e as expectativas é continuar com a média do peso alcançado anteriormente. Isto com a assinatura do protocolo com a AMB3, assinado hoje dia 3 de Maio, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Arronches e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção e Mosteiros. 
Elsa Agante e Nuno Gomes, responsáveis pela divulgação da actividade da AMB3, tiveram a oportunidade de explicar e sensibilizar para a importância da recolha e posterior reciclagem destes resíduos. A AMB3 “é uma associação privada reunida pelos produtores”. Nesta associação “não há fins lucrativos”, isto porque “o dinheiro que as pessoas pagam nessa taxa ao adquirir um destes bens, essa verba é canalizada para a recolha dos resíduos, a sua separação e posterior envio para empresas portuguesas que se encarregam da sua reciclagem, havendo ainda dessa verba que pagar aos bombeiros em função dos quilos de material recolhido nos seus concelhos”, como disse ao N.A., Elsa Agante, responsável por este projecto do Quartel Electrão.
Ao depositar os resíduos no quartel dos Bombeiros Voluntários de Arronches, não só contribui para uma correta reciclagem dos resíduos, como também os seus bombeiros recebem uma compensação monetária.
Foi lançado o desafio, tanto ao Município como às Juntas de Freguesia para que também fossem elementos corporativos nesta causa, fazendo com que nos edifícios das Juntas de Freguesia, possam existir locais de armazenamento de pilhas, lâmpadas e pequenos acumuladores (pequenas baterias). Em breve serão disponibilizados nestes locais, embalagens próprias para o armazenamento deste tipo de resíduos. Assegurou-nos o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros V. de Arronches, João Crespo.
Um dos aspectos positivos deste protocolo, para além da componente financeira, é a prestação de um serviço à comunidade, que neste tipo de situação, muitas das vezes não sabe onde colocar os electrodomésticos em fim de vida, acabando muitos deles em locais inapropriados.
É nesta lógica que os Bombeiros irão prestar este contributo, em que as pessoas poderão contar com a recolha porta a porta dos resíduos de maior envergadura. Poderão fazê-lo telefonando a informar que tem resíduos eléctricos em casa e depois será agendada a recolha.
Contribua para um melhor ambiente e ajude os Bombeiros para que estes possam prestar um serviço melhor no nosso Concelho.