Click na Imagem

segunda-feira, 2 de março de 2015

Lançamento do Portugal 2020 para a Região Alentejo, apresentado em Elvas

O Centro de Negócios Transfronteiriços em Elvas, recebeu hoje o lançamento do Portugal 2020 para a Região do Alentejo. O evento foi presidido pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Poiares Maduro, acompanhado por vários membros do Governo e contou com a presença de grande número de autarcas do Alentejo, empresários, instituições e departamentos governamentais.
O Alentejo 2020 é o Programa Operacional Regional do Alentejo e constitui-se como o principal instrumento financeiro ao dispor da região para a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Regional para o período de 2014/2020. Assenta em 10 eixos prioritários entre eles a competitividade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego e a sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos.
 O programa estava dividido em duas partes, uma pela manhã e outra à tarde. O primeiro período iniciou-se com a intervenção de Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas, seguindo-se o Ministro Poiares Maduro e, terminaria depois de outras, com a intervenção do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida. O Grupo das Pedrinhas de Arronches actuou para esta grande plateia VIP no intervalo dos dois períodos a convite da Câmara Municipal de Elvas e com o apoio do Município de Arronches.
No período da tarde trataram-se as sessões temáticas dos programas com a intervenção de vários membros do Governo. 
Para concretizar estes objectivos o Alentejo 2020 dispõe de uma dotação global de 1.082,9 milhões de euros, dos quais 898,2 milhões do FEDER e 184,7 milhões do FSE. 
A maior percentagem cabe à Competitividade e Internacionalização com 40,9%, seguindo-se a Sustentabilidade e Eficiência no uso dos Recursos com 26,5% e a Inclusão Social e Emprego com 17,7%.  
(Ler mais na edição em papel de Março)