Click na Imagem

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Teve lugar ontem a Procissão do Senhor dos Passos

A Paróquia de Arronches viveu ontem aquilo que, para a Igreja Católica, é a invocação do percurso que Jesus Cristo fez desde a sua condenação à morte.




Depois da Missa celebrada na Igreja Matriz pelo Padre Fernando Farinha, a Procissão percorreu algumas das ruas da Vila nessa invocação da Via-sacra.
Para além dos habituais fiéis, incorporaram-se também na Procissão as personalidades mais proeminentes da comunidade, onde marcou presença também a classe politica com vários autarcas presentes, não só na Missa como também na Procissão. 
Esta invocação remonta “à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos”. 
No século XVI foi quando se delinearam os princípios do caminho percorrido com algumas variações ao longo da história, ou seja, aquilo que hoje se denomina Via-sacra ou Via Crucis.
Esta invocação está muito arreigada na comunidade católica portuguesa sendo muitos os locais onde tem lugar a Procissão do Senhor dos Passos.
(Fotoreportagem-Gonçalo Grilo|Notícias de Arronches)