Click na Imagem

sábado, 6 de abril de 2019

Exercício de simulacro no Centro Escolar de Arronches

Alunos e professores do Centro Escolar Nossa Senhora da Luz testaram capacidade de resposta em caso de emergência. 




O Centro Escolar Nossa Senhora da Luz recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 4 de Abril, mais um exercício de simulacro, o segundo em dois anos consecutivos, apurando a capacidade de resposta quer da comunidade escolar, entre alunos, professores e pessoal não docente, quer das instituições de protecção civil do concelho. 
Este exercício decorreu como se fosse, na realidade, uma situação de emergência na cozinha da cantina, tendo-se feito disparar o alarme de incêndio, sendo posteriormente contactadas as entidades dos Bombeiros Voluntários de Arronches e do Posto Territorial de Arronches da Guarda Nacional Republicana, pretendendo também testar a velocidade e capacidade de resposta destes meios de socorro.
Os alunos foram encaminhados para o pátio da escola ou para o campo de jogos do Centro Escolar, enquanto não chegaram as entidades de protecção civil. Aquando da sua chegada ao local, os alunos foram evacuados para o ponto de encontro, no Rossio, enquanto as vítimas fictícias foram socorridas pela equipa dos Bombeiros Voluntários. 
Após o término do exercício, foram também testadas as bocas-de-incêndio existentes naquela infra-estrutura, tudo sob o olhar atento dos vereadores da Câmara Municipal, Paulo Furtado e Nelson Velez e dos técnicos do Município, Dulce Bigares e Eduardo Picado e ainda da Direcção do Agrupamento de Escolas, nas pessoas da sua presidente Ana Maria Reis e do vice-presidente João Garrinhas, bem como dos comandantes dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicana, respectivamente Bruno Carrilho e Carlos Ferreira.
(Texto e fotos-GCCMA)