Click na Imagem

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Arronches - O tempo não tem ajudado a 'Feira do Caracol'

A 'Feira do Caracol' que está a decorrer até ao próximo dia 21, numa parceria entre o cozinheiro Belmiro Domingos, Grão Mestre da Confraria do Caracol de Portugal e o Snack-Bar ‘O Fosso’ em Arronches, tem-se visto prejudicada em parte pelo tempo instável dos últimos dias. 




Mesmo assim os amantes desta iguaria que aqui é apresentada nas múltiplas formas de confecção, não desistem de provar os petiscos. Se no início começam na esplanada do ‘O Fosso’ e o tempo muda, recorrem ao espaço do restaurante.
O caracol tem quem o deteste e os que o apreciam, mas que devem ser comidos nos meses que não têm a letra ‘R’, ou seja, a partir de Maio que é quando está melhor, dizem os especialistas. 
Na Península Ibérica são pratos preferidos por portugueses e espanhóis mas, para além de os degustarem, têm propriedades medicinais que têm merecido o estudo de interessados. Como exemplo a capacidade de regeneração da sua casca ou a própria baba do caracol. Nesta capitulo há quem defenda, que tem propriedades que hoje são aplicadas em produtos de beleza ou mesmo curativos, como problemas de pele. Para isso há estudos, e foi isso que "aconteceu em 2009, ano dedicado a Darwin e à evolução, com um estudo que tinha como finalidade contar as espécies de caracóis terrestres e examinar o seu polimorfismo, isto é, perceber se as características da concha são ou não importantes para a sua sobrevivência". 
Os resultados do estudo revelam que, em Portugal, predominam os Cepaea nemoralis. Sabe-se, também, que existem em maior número no litoral e que a sua presença quase não se nota no Algarve. Para além do caracol de origem nacional, existe também a sua importação do norte de África.
(Fotos-Notícias de Arronches)