Click na Imagem

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

“PraCachopos” comemora 3º Aniversáro com o I Fórum


A Associação Casa Juvenil Nª Sr.ª de Assunção, entidade que dirige o Lar de Infância Juvenil Especializado “PraCachopos”, para comemorar o 3º Aniversário da instituição, realizou hoje durante o dia, no Centro Cultural de Arronches, o I Fórum sob o lema “Intervir, Promover e Autonomizar”.
Os trabalhos tiveram inicio pelas 9h30 com a mesa presidida por Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Maria João Valentim, Presidente da Associação Casa Juvenil Nª Srª de Assunção., João Laranjo, Director do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre e João Crespo, Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches.
Nas intervenções dos presentes na mesa, João Laranjo e Fremelinda Carvalho recordaram o caminho feito e os escolhos encontrados e ultrapassados, até ao dia em que o Secretário de Estado de então, Marco António Costa, descerrava a lápide da inauguração desta instituição para acolhimento de jovens.
O primeiro painel deste fórum “O papel do educador no contexto de Lar Especializado”, foi moderado por Ana Costa, do Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, teve como finalidade, os testemunhos dos educadores e técnicos. Colaboraram com os seus testemunhos Ricardo Nunes, Marisa Afonso (educadores), João Albuquerque (psiquiatra) e Branco Mendes, que falou do papel do Supervisor Externo.
A “Integração Comunitária” esteve a cargo de Kátia Almeida, Directora da Pressley Ridge, seguindo-se uma série de testemunhos (cada um na sua área) em que participaram o Padre Fernando Farinha, pároco de Arronches, Ana Maria Reis, Directora do Agrupamento de Escolas de Arronches, Nuno Costa, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arronches, Luís Marino, Comandante do Posto Territorial da GNR de Arronches, António Caiadas, Presidente do Rancho Folclórico de Arronches e Miquelina Dias, catequista dos jovens do LIJE. Foi moderadora deste painel seguido de debate, Luísa Panaças, Docente da Escola Superior de Enfermagem de Portalegre.
Para finalizar foi projectado um vídeo “Mil Dias” que retratou de forma sintetizada, o que tem sido a actividade da instituição entre os jovens, técnicos e dirigentes.
No final na “Mesa de Encerramento”, foram proferidas mais palavras de incentivo e agradecimento a todos os que tornaram possível este percurso de três anos e que se quer por muitos mais. Com a chegada ao auditório dos jovens utentes da PraCachopos, foi pedida uma salve de palmas para todos pelo empenhamento e contributo que têm dado com a sua integração na sociedade a vários níveis. Este 1º Fórum terminou com o partir do bolo comemorativo deste terceiro aniversário, com a promessa de que, para o próximo ano, voltarão com novos temas para debate. Fernando N. Marques|Fotos-N.A.