Click na Imagem

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Comunidade católica arronchense celebre Dia de Nª Srª da Luz

Ontem a comunidade católica de Arronches, comemorou o Dia de Nossa Senhora da Luz (2 de Fevereiro). Com é habitual, até pela associação do nome, a Procissão saiu pelas 17h30 da Escola EB 2,3 NA Sr.ª da Luz, com muitos fiéis incorporados e percorreu as ruas da Vila, rumando à Igreja erguida para o seu culto em 1570 pelos religiosos Agostinhos Calçados, no lugar onde existia a ermida de Nossa Senhora da Luz.
Na igreja celebrou-se a Missa, com o templo cheio até à porta. O Padre Fernando Farinha celebrou a liturgia que contou com a participação do Coro do Carmo de Beja, sobre a regência do maestro Pre Cartageno. No final da Missa, os presentes foram brindados com um concerto em Homenagem a Nossa Senhora da Luz, na celebração do seu Dia. 







 A origem da devoção à Nossa Senhora da Luz

“A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se.
A Virgem da Candelária ou Luz, teria aparecido numa praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha, em 1400. Os nativos guanches da ilha teriam ficado com medo e tentado atacá-la, mas as suas mãos teriam ficado paralisadas. A imagem teria sido guardada numa caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção espalhou-se pela América.
A partir daí, a devoção à Senhora da Luz cresceu e, com a expansão do Império Português, dilatou-se pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil, onde é a santa padroeira da cidade de Curitiba, capital do Paraná e outras regiões do Brasil”.(fontes-Wikipédia)