Click na Imagem

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Monforquad revive ambiente e tradição

Dia 28 de Fevereiro, a “Monforquad – Associação de Amigos do TT” promoveu, pelo quinto ano consecutivo, nas instalações do Mercado Municipal de Monforte, a iniciativa denominada “Porquinho - Monforquad”.
Recorde-se que embora essa colectividade, sediada em Monforte, preconize a promoção do motociclismo como principal objetivo, dinamiza também, desde a sua fundação, um trabalho regular paralelo com o propósito de aliar a prática dessa modalidade desportiva de todo-o-terreno à divulgação e desenvolvimento de outros projectos, designadamente na área do turismo, do recreio, da cultura e do lazer. Por isso, tem incluído nos seus Planos de Actividades diferentes iniciativas ligadas a tradições populares, em particular aquelas através das quais propõe recuperar e divulgar usos e costumes da comunidade monfortense.
Portanto, e embora já não seja permitido por lei realizar-se a “matança do porco”, os organizadores procuram, assim, relembrar essa tradição antiga, realçando, sobretudo, a ocasião festiva que fazia reunir amigos e familiares e durante a qual emergiam demonstrações de afectividade e estima que fortaleciam a convivência entre a vizinhança.
Este ano, a população voltou a demonstrar que é bastante apreciadora da gastronomia tradicional, registando-se um aumento do número de pessoas que se deslocaram ao Mercado para comprar cachola, enquanto outras optaram por reunir-se no local com familiares e amigos, provando outros petiscos e aproveitando para assistir à actuação do “Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa”.
À semelhança das edições anteriores, a realização do “V Porquinho” só foi possível com o apoio prestado pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia de Monforte, pelas adegas do concelho e comércio local.