Click na Imagem

quarta-feira, 15 de abril de 2015

DIA 17 ACONTECE | PICAR O PONTO COM O OPERÁRIO FAUSTO DA SILVA RIBEIRO

- Fausto da Silva Ribeiro - 
A Fundação Robinson associa-se à Cooperativa Operária Portalegrense na realização de mais um DIA 17 ACONTECE, assinalando também no dia 17 os 117 anos da criação da Cooperativa, fundada a 29 de Abril de 1898.
Sob um tema orientador – “Fábrica Robinson: quotidiano(s) e sociabilidades” - o 17 ACONTECE de Abril saí de dentro da Fábrica com o objectivo de relacionar a ela outros espaços importantes para a caracterização do operariado industrial portalegrense. Com esse objectivo a actividade PICAR O PONTO vai partir do testemunho do Sr. Fausto da Silva Ribeiro, operário da Fábrica Robinson entre 1964 e 1990. Nascido em 1930 aproveita a experiência acumulada na construção civil e inicia-se na fábrica nos trabalhos de instalação de uma nova caldeira de produção de vapor. Mais tarde assume as funções de guarda-portão. Fausto é também o sócio número 71 da Cooperativa Operária Portalegrense (c. 1955) e ainda pertence aos órgãos directivos desta instituição desde 1970. Tem memórias e experiências de uma instituição criada por 41 trabalhadores da Fábrica Robinson e que ocupou um papel importante na actividade comercial da cidade de Portalegre.
Numa lógica de promoção de iniciativas de cultura em continuidade, que se repete a cada dia 17, com o objectivo de dar a conhecer à comunidade de Portalegre os vários pontos de situação e progressão do projecto para o Espaço Robinson, o DIA 17 ACONTECE integra em 2015 os separadores temáticos CONVERSA NO MUSEU, PICAR O PONTO, ABERTO PARA ESTUDO, procurando sempre uma articulação e continuidade nos vários conteúdos e abordagens propostos.
O DIA 17 ACONTECE realiza-se na Cooperativa Operária de Portalegre, situada na rua da Cooperativa Operária, na próxima Sexta-feira dia 17 de Abril pelas 18h00.