Click na Imagem

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COMANDO TERRITORIAL DA GNR DE PORTALEGRE COMEMORA DIA DA UNIDADE

O Comando Territorial de Portalegre, da Guarda Nacional Republicana comemorou ontem, dia 29 de Outubro, o seu dia festivo com uma cerimónia militar. Celebrando o 103º Aniversário da transferência da então 4ª Companhia Rural do Batalhão nº3 para a cidade de Portalegre, onde a Guarda se instalou em 1911 no Quartel no Convento de Santo Agostinho e onde ainda hoje se encontra. A celebração principal deste dia realizou-se na sede do Comando, não descurando as várias cerimónias em todos os Postos Territoriais do distrito.
Presidiu à cerimónia o Inspector da Guarda Nacional Republicana, Major-General Luís Filipe Tavares Nunes, que após o discurso do Comandante da Unidade endereçou uma mensagem alusiva ao evento, realçando o esforço e dedicação que todos os militares demonstram na prossecução da missão da Guarda.
Efectuou-se uma formatura geral com início da cerimónia às 11H30 e com o seguinte programa: Apresentação das forças em parada à Alta Entidade e discurso do General Inspector da Guarda Nacional Republicana.
No discurso do Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Mário Parente Monteiro foi realçado o número de acções de patrulhamento, cerca de 48.000 no último ano, 2.080 inquéritos judiciais realizados e a concretização de 412 detenções. Nesse mesmo período ocorreram 808 acidentes de viação, que pese embora seja um número ligeiramente superior ao do período homólogo anterior, o número de vítimas registadas foi menor. Foi realçada igualmente a excelência do trabalho efectuado diariamente pelo efectivo, destacando a elevada competência profissional, que muito tem contribuído para que de forma mais eficiente seja garantida a segurança dos nossos concidadãos.
Com esta cerimónia pretendeu-se não só recordar as acções e marcas históricas, que pelo seu significado justificam o motivo de orgulho de todos os militares que integram este Comando, mas também lembrar a toda a população do distrito que podem, como sempre, contar com a dedicação destes homens e mulheres, na defesa da segurança interna, da legalidade democrática e dos direitos, liberdades e garantias