Click na Imagem

sábado, 14 de dezembro de 2019

Primeiras Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar

Estão a decorrer no Centro Cultural de Arronches durante o dia de hoje as 1ªs. Jornadas de Emergência Pré-Hospitalar 




Estas jornadas são organizadas pelos Bombeiros Voluntários de Arronches e contam com as parcerias da SEMES (Extremadura espanhola) da AFPS e o apoio do Município de Arronches. 
Os trabalhos arrancaram às 9 horas com a sessão de Boas-vindas por parte do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros V. de Arronches, João Crespo, da Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho e do Comandante Ricardo Pinto. Todos salientaram o empenho e trabalho desenvolvido para a realização destas jornadas pelo bombeiro Duarte Jesus .
As jornadas decorreram com 4 Mesas de Trabalho. A primeira através da Dr.ª Beatriz Mourato (VMER/Portalegre e pelo Enfermeiro Jorge Marques (VMER/Portalegre. Os oradores debruçaram-se sobre a intervenção da equipa médica e tripulantes de ambulâncias no SAV e a abordagem aos politraumatizados, enfarte agudo do miocárdio e a abordagem ao grande queimado. 
Seguiu-se um Coffee break para depois decorrerem as 3ª e 4ª mesas de trabalho a cargo de André Maurício (técnico de emergência pré-hospitalar, David Sadio (Bombeiros V. de Sousel) e o enfermeiro Paulo Silva para falar de formação e exercícios de salvamento.
Depois do almoço a 4ª e última Mesa de Trabalhos esteve a cargo do Dr. António Jimenez e de Ana Maria León que trouxeram a estas jornadas as suas experiências enquanto profissionais na vizinha Extremadura Espanhola.
A destacar neste período da tarde os Workshops dedicados à hemorragia e à abordagem do politraumatizado.

Estiveram presentes nesta 1ª jornada cerca de 15 corporações de bombeiros de várias localidades, enfermeiros e outros especialistas que actuam nas várias temáticas debatidas.