Click na Imagem

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram 2.130 toneladas de alimentos na campanha nacional

O Banco Alimentar Contra a Fome promoveu mais uma campanha de recolha de alimentos que decorreu no fim-de-semana. Arrecadou 2.130 toneladas de alimentos nas mais de duas mil superfícies comerciais ao longo do país. 



-Jovens de uma instituição de Arronches na recolha num supermercado-
A Presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, em declarações à imprensa disse ter sido esta “uma campanha muito bem sucedida, mas que a quantidade total ainda pode vir a aumentar”. Isto porque segundo a mesma fonte a campanha prossegue até 8 de Dezembro nos supermercados e através da internet, ou ‘Vales Ajuda’.
Também o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que “os portugueses se excederam, quem está de parabéns são os portugueses”, afirmou o Presidente.
Nesta campanha estiveram envolvidos cerca de 40 mil voluntários dos 21 bancos alimentares existentes no país. A recolha dos alimentos serão entregues a 2.400 instituições que beneficiarão 380 mil pessoas com carências alimentares, porque 21,6% da população portuguesa está em risco de pobreza (INE).
No distrito de Portalegre e segundo o Banco Alimentar local, foram recolhidos 18.500 quilos de alimentos (mil quilos a menos que no passado ano), sendo distribuídos a 38 instituições do Alto Alentejo e que vão beneficiar 2.800 pessoas. Mesmo assim Isidro Santos, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Portalegre, considerou a campanha positiva. Para Isidro Santos a maior dificuldade com se debateram foi na constituição das equipas para recolha nos supermercados por falta de voluntários, pois os menos de 300 não conseguiram uma recolha mais abrangente.