Click na Imagem

domingo, 5 de novembro de 2017

Mais de 800 acorreram à 3ª Noite das Sopas em Arronches

Apenas tinha passado meia hora da abertura da porta do multiuso "O Celeiro" e já tinham sido vendidas 600 tigelas e as mesas todas ocupadas para provar as cinco qualidades de sopas desta 3ª edição da Noite das Sopas. 




O parque de estacionamento do antigo Campo de Futebol do Rossio, estava repleto de veículos de residentes no Concelho de Arronches e outros vindos de localidades como Portalegre, Castelo de Vide, Vale de Cavalos, Urra e muitos outros impossíveis de identificar. 
Marco Vitória, responsável pela Ice show que organizou o evento, garantia-nos que já tinham esgotado as 600 tigelas de cerâmica e tinham mais 200 em plástico, e que até ao final estariam vendidas 800 tigelas. As quais ao serem adquiridas davam a possibilidade de provara as sopas de Aves, Feijão c/Batata, Cação, Grão ou de Tomate, isto para além de poderem comprar também bifanas. 
A sopa é um alimento rico em nutrientes e que faz parte da dieta mediterrânea. Para nós portugueses e os alentejanos em particular a sopa sempre constituiu parte integrante da nossa alimentação. Não só pelo seu valor como ser forma de, com imaginação aproveitar o pão duro e tudo aquilo que a pequena horta e as aves proporcionavam em tempos de escassez.
Maria Manuel Valagão afirma sobre o valor das sopas na nossa alimentação que: “Parece não existirem dúvidas sobre a grande actualidade da reflexão em torno dos modos alimentares que incitem à frugalidade e à inovação das tradições. Neste sentido, a sopa enquanto prato emblemático que tem acompanhado a evolução das práticas alimentares dos portugueses e enquanto fonte de conhecimentos nutricionais empíricos, tem sido objecto de interesse crescente dos estudiosos nesta matéria. Um pouco por toda a parte têm-se legitimado as suas dimensões nutricionais e culturais, quer como prato saudável, quer ainda como um dos símbolos da nossa identidade gastronómica nacional”. 
O êxito desta 3ª edição da Noite das Sopas, vem provar que vale a pena apostar em iniciativas deste género mas, dando-lhe continuidade e não ficar pelo caminho como outras que tinham pernas para andar e se perderam, por interesses ou conflitos.
A noite prosseguiu com o baile, abrilhantado pelo artista Vítor Realinho a partir das 22 horas com entrada livre. A organização contou com os apoios da Junta de Freguesia de Assunção, Município de Arronches e de vários empresários que se associaram à iniciativa.