Click na Imagem

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Projecto ‘Coração Mágico’ apresentado nos Paços do Concelho

Autarquia recebeu equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração de Arronches no Salão Nobre da Câmara Municipal. 



A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 30 de Setembro, a equipa do Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4ª Geração de Arronches, com o nome de ‘Coração Mágico’, liderada por Maria João Valentim, que apresentou o projecto ao executivo camarário, representado pela presidente Fermelinda Carvalho, pelo vice-presidente João Crespo e pelo vereador Paulo Furtado, bem como à directora do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, Sandra Cardoso. 

Antes da apresentação propriamente dita, a presidente da autarquia deu as boas-vindas a todos os presentes, começando por referir que este projecto é uma importante mais-valia para o concelho e que por essa razão o Município, sempre disponível para prestar apoio na área de acção social, não podia deixar de aceitar o convite do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para a sua implementação em Arronches. 
Para a entrada em funcionamento desta nova resposta, a autarquia cooperou com a Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção, instituição que, à semelhança de todas das instituições particulares de solidariedade social do concelho que têm desenvolvido um trabalho extraordinário, mereceu o elogio de Fermelinda Carvalho pela forma como tem abordado os vários desafios que têm aparecido pela frente. Por fim, a edil deixou uma palavra de apreço para a competente equipa técnica deste projecto, que tem realizado e que certamente continuará a realizar um trabalho produtivo em prol da população.
Por sua vez, a directora do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social mostrou-se satisfeita por estar em Arronches e assim perceber presencialmente o funcionamento do projecto, realçando a importância de trabalhar em prol dos grupos mais vulneráveis, promovendo respostas adequadas no combate à pobreza, à exclusão social, à discriminação, etc. 
Sandra Cardoso destacou esta promoção de inclusão social, referindo a importância de mudar a vida da população mais carenciada, como por exemplo desempregados e idosos, através de um contacto mais próximo com os habitantes de todo o concelho. Na sua intervenção, foi também salientada a nobre missão desempenhada pela associação responsável pelo projecto, que assim alarga o seu campo de actuação, endereçando votos de felicidade para toda a equipa, porque o sucesso do CLDS será o sucesso de quem mais precisa. 
De seguida, teve lugar a apresentação efectuada pela directora da associação responsável pela iniciativa. Maria João Valentim começou por agradecer o contributo do Município e do Centro Distrital da Segurança Social pela forma como têm colaborado com a instituição a que preside, em concreto na criação deste CLDS-4G de Arronches, um projecto de grande importância para o concelho pelos objectivos a que se propõe e que são: aumentar os níveis de coesão social do concelho dinamizando a alteração da sua situação sócio territorial; concentrar a intervenção nos grupos populacionais que no território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus factores de vulnerabilidade; potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projectos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências e fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal. 
A presidente da Associação Casa Juvenil Nossa Senhora da Assunção explicou depois as acções que o projecto já tem desenvolvido e ainda aquilo que está planeado, parte integrante dos três eixos de intervenção nos quais irá actuar: Emprego, formação e qualificação; Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa. 
No final, a assistência desta apresentação, na qual se encontrava a técnica de acção social do Município, Maria João Fernandes, bem como toda a equipa técnica do CLDS-4G, foi convidada a conhecer as instalações desta entidade, terminando assim esta apresentação.(Fonte e fotos-GCCMA)