Click na Imagem

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Dia Internacional do Idoso condicionado pela pandemia, comemorado com cinema

Dadas as condições actuais o Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, foi comemorado com o galardoado filme ‘A Herdade’ realizado por Tiago Guedes (Prémio Bisato d'Oro da crítica independente para Melhor Realização), com produção de Paulo Branco. Inicialmente prevista uma única exibição à tarde, acabou por voltar a ser projectada a película em sessão da noite.




Antes do início da projecção, a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, dirigiu-se aos presentes, lamentando a forma como este ano era comemorado o Dia do Idoso no concelho, deixando palavras de esperança para que tudo isto passe e voltemos a encontrar-nos em torno de uma mesa com familiares e amigos. 
Foi impactante e até desolador ver como o papel branco nas cadeiras que proibia a sua utilização sobrepor-se aos espectadores.
O filme transporta-nos no seu início a uma imagem dos anos 40, que será o fio condutor do magnífico argumento de Rui Cardoso Martins. É o inicio do retrato de uma época sob o regime ‘caetanista’, passando pela PIDE, revolução dos cravos numa das maiores herdades do país. Os seus tempos faustos, a decadência. Pelo meio a politica, amores e desamores e o libertar de consciências de forma natural ou abrutas. O actor Albano Jerónimo tem aqui como o latifundiário João Fernandes, uma extraordinária interpretação ao lado de Sandra Faleiro, entre um vasto leque de artistas, servidos por uma magnífica realização e fotografia. 
Fomos assaltados por emoções dado que este filme foi rodado na Barroca D’Álva, propriedade do Eng.º José Samuel Lupi, onde reconhecíamos cada recanto, pois ali vive muitos dias da minha juventude, inclusive na companhia do Dr. Branco, pai de Paulo Branco, os filhos do Eng.º Lupi, em especial o Luís Lupi, hoje a viver no distrito de Portalegre. A casa dos campinos como o Figueiredo, os Piúças e a própria casa da herdade, foram lugares que marcaram indelevelmente a minha juventude. Muito deste filme tem situações e nomes associados a momentos que ali passei entre o final dos anos 60, até 2000, como o João, o Miguel, o cavalo Suão (Sueste) ou, até mesmo a filha dum general.