Click na Imagem

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Infectado com Sars-cov2 COVID-19 em Arronches. Comunicação…ou falta dela (?)


O dever do jornalista é ir à procura da notícia. Procurar a notícia ou recebê-la de fonte fidedigna – mesmo assim contrastá-la. Sempre assim nos guiámos ao longo de 44 anos de jornalismo. 

Soavam rumores da eventual infecção pelo Sars-cov2, na mutação COVID-19 num docente do Centro Escolar Nª. Srª. da Luz e esperámos que, quer o Agrupamento de Escolas de Arronches, Câmara Municipal ou Delegado de Saúde nos desse a notícia/rumor que circulava, porque julgo que todos sabem que há um órgão de comunicação social em Arronches.
Quando fomos confrontados com a notícia numa rádio regional e nas redes sociais, sentimo-nos na obrigação de contactar o Município de Arronches através da sua Presidente. 
Estamos numa posição que podia ser alvo de várias interpretações como: Está feito com isto e não fala em nada na edição online ou, anda distraído, como já fomos acusados nas reivindicações de pais de alunos aquando do encerramento de uma escola no concelho.
Depois de algumas tentativas foi a própria presidente Fermelinda Carvalho que nos ligou a confirmar que tinha prestado declarações a uma rádio (Elvas) do distrito que noticiava: “Há um caso positivo de Covid-19 no Agrupamento de Escolas de Arronches. Trata-se de um professor que não tem turmas atribuídas, sendo um dos responsáveis pela direcção do agrupamento.
A informação foi confirmada à Rádio ELVAS, pela presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, que adianta que todos os profissionais que contactaram directamente com o professor em questão já foram, ou vão ser ainda esta sexta-feira, dia 2 de Outubro, testados à Covid-19”. 
Falta a confirmação se, na realidade, o professor em causa tem ou não, turmas atribuidas, questionamos nós...
Questionada pelo N.A. a Presidente disse-nos que “as entidades envolvidas activaram o plano de contingência e logo que hajam dados concretos dos testes e rastreamento, o Município emitirá um comunicado para esclarecimento dos munícipes para que não haja especulação”. Adiantou ainda que “vamos aguardar com a serenidade necessária, e ter em conta todos os procedimentos recomendados pela DGS. Neste momento é o que posso avançar”, concluiu.
Recordamos que, na última Assembleia Municipal que teve lugar no final do mês de Setembro, este assunto foi abordado e, no distrito apenas restavam sem casos, Arronches, Alter do Chão e Sousel. Mais cedo ou mais tarde, todos seriam confrontados com esta pandemia, por isso o executivo apelava ao uso de máscara, distanciamento social e etiqueta respiratória. Quanto aos planos de contingência, eles estavam implementados em todos os locais a isso obrigados.(Foto-Notícias de Arronches)