Click na Imagem

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

IVA da Electricidade - Tudo como dantes (Quartel general em Abrantes)no Parlamento. A versão final da proposta orçamental foi aprovada.

O Parlamento chumbou esta quinta-feira a proposta do PCP de descida do IVA da electricidade para 6%, com o voto contra do PS, CDS e PAN e abstenção do PSD, do Chega e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira. 


O Jornal Económico diz que, e citando “A votação foi um volte-face depois do PSD ter anunciado minutos antes, durante as intervenções no plenário, que votaria favoravelmente a proposta comunista. No caso de abstenção do CDS teriam sido necessários 113 votos favoráveis para a proposta ter ‘luz verde’ – PCP, PEV, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal, mas também do PSD, Chega e Joacine Katar Moreira -, já que o PS e o PAN alcançariam 112 votos contra”. 
Duarte Pacheco considera e segundo a mesma fonte, “ que o partido ainda não se deu por vencido no tema e que estará disponível para que o objectivo seja alcançado “até ao último minuto”. Instigado pelo deputado do PCP João Oliveira a esclarecer se o PSD iria votar favoravelmente a proposta comunista, Duarte Pacheco garantiu que o partido votaria “sim”.
O primeiro-ministro apontou que a redução da taxa do IVA para 6% é uma medida “financeiramente insustentável”.

A versão final da proposta orçamental foi aprovada com os votos a favor dos 108 deputados do PS e a abstenção do BE, PCP, PEV, PAN e da deputada não-inscrita. Já o PSD, CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra. (Fotos-D.R.)