Click na Imagem

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

CIMAA recebe comitiva de Cabo Verde do Recognize & Change

No âmbito das actividades de intercâmbio entre os parceiros do projecto Recognize & Change, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu, na primeira semana de Fevereiro, as representantes do projecto em Cabo Verde, a vereadora da Cidade da Praia, Ednalva Cardoso, e a MLAE, Jairsa Rosário. 




Este foi mais um importante momento de partilha entre estes dois parceiros do projecto, a CIMAA e a Cidade da Praia, e durante a sua estadia em Portalegre Ednalva Cardoso e Jairsa Rosário tiveram oportunidade de testemunhar o trabalho que está a ser desenvolvido em Portugal, assistir aos workshops nas escolas, contactar com os nossos jovens educadores e com as dinâmicas que foram criadas para trabalhar a temática da violência juntos dos jovens alunos. 
Esta troca de experiências entre parceiros são uma componente importante da implementação e do desenvolvimento das temáticas do Recognize & Change, permitindo um contacto com realidades diferentes e com a forma como cada parceiro desenvolve a sua acção no enquadramento das problemáticas relacionadas com a violência e discriminação, que são comum a todos.
Para além da visita à cidade de Portalegre, as representantes de Cabo Verde foram recebidas na Câmara Municipal de Monforte pelo presidente Gonçalo Lagem, que é também o responsável político pelo projecto, e visitaram Marvão, onde foram recebidas pelo vice-presidente da Câmara, Luís Costa.
O “Recognize & Change” é um projecto co-financiado pela Comissão Europeia - DG
EuropeAid, e envolve parceiros do Brasil, Bulgária, Cavo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia, tendo como público-alvo, especificamente a jovens dos 11 a 30 anos que vivem nos países mencionados. 
O objectivo é aumentar a consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação, particularmente as relacionadas às origens culturais, migratórias e de género, incentivando a participação activa na divulgação de uma cultura inclusiva e não discriminatória. A educação por pares será a forma principal para aumentar a consciencialização dos jovens, para promover a aprendizagem mútua.