Click na Imagem

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Na região espanhola da Extremadura também se comemora o Dia de Portugal

O dia 10 de Junho é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, uma data que a região espanhola da Extremadura também faz questão de recordar inundando o território com actividades relacionadas com a cultura, a gastronomia e a língua portuguesa, dada a estreita vinculação e os profundos laços de amizade e de cooperação que mantém com o seu vizinho Portugal. As actividades, impulsadas pelo Governo regional da Extremadura, terão lugar em diversas localidades da região entre os dias 1 e 11 de Junho.
O grupo musical português Senza, com influências musicais de vários países lusófonos, foi o encarregado de inaugurar a programação com uma atuação no Gran Teatro de Cáceres.
A literatura portuguesa é outra das protagonistas nesta celebração de 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, através de uma seleção de fundos bibliográficos portugueses na Biblioteca da Extremadura e una maratona de leitura portuguesa na Biblioteca Bartolomé José Gallardo, de Badajoz.
A estas comemorações juntam-se 11 livrarias de diversas localidades da Extremadura, as quais, de 6 a 11 de Junho, oferecem uma amostra de obras de autores portugueses assim como publicações relacionadas com Portugal. Também o Museu de Cáceres acolherá uma leitura de poemas e de prosa poética inspirada em Portugal sob o título “Os Versos do Galo”.
A gastronomia portuguesa terá também um lugar destacado nos próximos dias com a realização de um Show Cooking com a presença do Chefe de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a 10 de Junho, na Escola Superior de Hotelaria da Extremadura, em Mérida. Igualmente, estão previstas atividades gastronómicas para os mais pequenos com o workshop infantil “Cómete Portugal”, onde as crianças poderão aprender alguns segredos da cozinha portuguesa elaborando receitas do país vizinho.
Por outra parte, a Filmoteca da Extremadura acolherá na próxima semana a projeção em Badajoz e Cáceres do filme “A vingança de uma mulher”, adaptação de uma história do século XIX, de Rita Azevedo Gomes.
Dada a estreita vinculação com o país vizinho, numerosas entidades da Extremadura participam nos eventos para comemorar o Dia de Portugal, que também conta com a colaboração do Instituto Camões.