Click na Imagem

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Comemorações do Dia da Pessoa Idosa, da Música e da Água

(...) Comemorar a data institucionalizada só por si, é como comemorara outra data qualquer. O celebrar o Dia da Pessoa Idosa deve ser feito na prática diária, nos cuidados a prestar-lhes, no acompanhamento familiar e, também, retirar do conhecimento do idoso os ensinamentos que nos dão todos os dias. Todos nós nascemos e percorremos um caminho, uns mais curtos outros mais longos, feitos de alegria, tristezas, de lutas e vitórias para chegar ao fim desse percurso com um saber acumulado que não deve ser desaproveitado.
Felizmente que hoje ao vivermos em democracia, os sucessivos governos, uns mais outros menos, deram uma atenção maior ao idoso, ao envelhecimento da população que num país como o nosso, está muito abalado pelo crescimento demográfico e logo apoiado numa estrutura social que é necessária para cuidar bem desta população.
Neste capítulo os Municípios têm tido durante todos estes anos um papel fundamental, não só no apoio à criação de estruturas sociais (IPSSs), como nos vários serviços que prestam à população idosa.
Se a tudo isto na celebração do dia que lhes é dedicado mundialmente juntarmos o convívio, estamos a proporcionar a este escalão etário a possibilidade de, pelo menos uma vez no ano, reencontrar velhos amigos e até familiares em torno de uma mesa, esse acto que foi e deveria continuar a ser, um dos pilares da união familiar.
É esta prática que se vem realizando ao longo dos anos em Arronches, com a celebração do Dia do Idoso. Os salões do multiusos “Celeiro” acolheram não a 1 de Outubro mas a 11, cerca de 400 idosos que se reuniram vindos das suas residências ou das instituições onde se encontram no concelho (...) Ler mais na edição em papel de Outubro do Notícias de Arronches)