Click na Imagem

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Arronches assinala o Dia do Idoso

Palestra realizada no Centro Cultural de Arronches assinalou ontem o Dia Internacional do Idoso.
Instituído em 1991, o Dia Internacional do Idoso é celebrado ano após ano no primeiro dia de Outubro. Assinalando a data, o Município de Arronches em colaboração com a Junta de Freguesia de Assunção, com a Guarda Nacional Republicana e com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, levou a efeito uma palestra no auditório do Centro Cultural que alertou e informou a população sénior, aconselhando-a a levar uma vida melhor e mais segura.
Antes, porém, a Academia Sénior de Arronches não quis deixar de assinalar também esta importante data. Assim, realizou-se também no Centro Cultural um almoço que juntou alunos e formadores. Em conjunto, estes mesmos alunos e formadores confeccionaram o prato, saboreando depois a refeição, num convívio alegre, no qual marcou também presença o executivo camarário do Município.
A meio da tarde, teve início a palestra, começando por ter a palavra a Presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho. A edil arronchense reiterou o apoio aos seniores do concelho, referindo, por exemplo, o Cartão do Idoso, que abrange agora também cidadãos em valência de lar, bem como a continuação do auxílio através da Oficina Domiciliária, mencionando ainda a existência do Gabinete de Apoio Social do Município. Por fim, destacou a importância da Academia Sénior de Arronches e o seu crescimento de ano para ano, sendo um enorme sucesso.
Seguiu-se a intervenção de Maria Teresa Miranda, Delegada de Saúde do Centro de Saúde de Arronches, com um discurso onde aconselhou os mais idosos a preservarem a sua saúde, mantendo-se activos, mas sabendo as suas próprias limitações. Ou seja, adaptando-se à sua condição, é possível manter actividade física e mental com frequência, sem correr riscos desnecessários.
Por fim, no âmbito da operação ‘Idosos em Segurança’, inserida no projecto ‘Apoio 65, o Sargento do Comando de Portalegre da Guarda Nacional Republicana Octávio Tavares tomou o palco para alertar os idosos para a sua segurança, quer na sua habitação, quer nas ruas, avisando para o perigo que é deixar portas ou janelas abertas, contactar com estranhos, evitar andar com muito dinheiro na rua, andar sozinho à noite, entre outras medidas.
As comemorações do Dia do Idoso não terminaram neste dia, uma vez que nesta sexta-feira, dia 2 de Outubro, terá lugar também no auditório do Centro Cultural o teatro de revista ‘Absolutamente Fabulosos’, realizando-se no dia 11 o habitual almoço-convívio no edifício ‘Celeiro’, organizado pelo Município de Arronches.
(fonte e fotos|GICMA)