Click na Imagem

terça-feira, 28 de julho de 2015

Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, assina acordos de cooperação com instituições

Em reunião convocada hoje pelo Diretor do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, João Laranjo, foram celebrados 29 acordos de cooperação com instituições do distrito.
Estes acordos abrangeram instituições ligadas à infância e juventude. deficiência e terceira idade. Entre as instituições que estiveram presentes para a assinatura destes acordos estava o Centro Social Bom Jesus de Esperança, representado pelo presidente da instituição Jorge Correia. A instituição da Freguesia de Esperança no Concelho de Arronches assinou onze acordos na área do apoio domiciliário num total de 10.200,00€ anuais. De referir e segundo o director da Segurança Social de Portalegre, estes acordos celebrados têm efeitos retroactivos a Maio.
Os acordos celebrados hoje ascendem a um montante de 733 mil euros anuais, aos quais à que somar mais 160 mil euros já firmados numa primeira fase, o que totaliza um encargo financeiro anual por parte da Segurança Social de 893.000,00€.
Em declarações à comunicação social do distrito, João Laranjo referiu que “com estes acordos assinados hoje, eles permitem alcançar a cobertura de 80% na área da infância e 90% na área da deficiência”. Destacou ainda que “todo este trabalho se deve a uma equipa muito competente que tenho a sorte de chefiar e que quando em 2011 chegou ao Centro Distrital da Segurança Social encontrou um grande desequilíbrio. Havia instituições a atingir os 100 por cento de acordos, quando outras estavam a nível zero. Num trabalho em que foram analisadas todas as situações, a Segurança Social conseguiu uma poupança de 1,5 milhões de euros”. Isto porque “existiam instituições que estavam a receber de acordos que já não tinham as frequências adequadas”.
Quanto à situação concreta do Centro Social Bom Jesus de Esperança, João Laranjo referiu ao Notícias de Arronches que “no apoio domiciliário estamos a corrigir situações que se encontravam no terreno e tínhamos que as actualizar”, dado que “os pagamentos que a segurança social estava a efectuar estavam desajustados”. O director do CDPSS referiu ainda que, com estes novos acordos, corrige-se uma situação, porque havia instituições que estavam a suportar um acréscimo de custos que a Segurança Social não estava a corresponder.