Click na Imagem

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Terminaram as Festas na Freguesia da Esperança no Concelho de Arronches

Com a tradicional noite da Açorda Alentejana, quando na torre da Igreja soou a uma hora da madrugada de terça-feira, começaram a ser servidas as tigelas da açorda às centenas de pessoas que, até àquela hora, esperaram pelo manjar que em tempos idos, era muitas vezes a refeição dos menos abastados.
Antes Vitor Realinho com a sua música e boa disposição animou o baile que se prolongou pela madrugada dentro. 
Ficam as imagens que embora resumidamente, dão uma perspectiva do que foi a noite algo fresca, depois do muito calor que temos sofrido em especial no nosso Alentejo, para encerrar as Festas em Honra de Nª. Sr.ª. da Esperança.

Sobre a Açorda Alentejana:

"Açorda à alentejana é uma sopa típica do Alentejo que, ao contrário da maioria das sopas, não é cozinhada. A receita de açorda não é universal, já que muda de zona para zona e mesmo de família para família.
A composição básica da açorda é alho, sal, azeite, água em ebulição e pão fatiado, no entanto a esta mistura acrescentam-se ervas aromáticas como o coentro ou o poejo e pode servir-se com peixe fresco (cozido ou frito), bacalhau ou ovo (escalfado ou cozido).
O processo de confecção passa pelo pisar do sal com a erva aromática e o alho, mistura à qual se acrescenta azeite. Deita-se depois por cima a água onde se cozeu o acompanhamento, ainda fervente, e deita-se pão alentejano fatiado.
A açorda à alentejana foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa".