Click na Imagem

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Agosto Cultural em Monforte

Decorreu ontem em Monforte o ciclo de exposições que estarão patentes ao público até 31 de Agosto.
A primeira das exposições a ser inaugurada foi a de Francisco Félix na Biblioteca Municipal.
O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, quer na Biblioteca como posteriormente na Galeria Municipal onde inaugurou a "Exposição 20" de Francisco Medalhas Alberto, conhecido como artista plástico como "Patico" e natural deste concelho, reconheceu as qualidades de cada um dos artísticas, quer nas artes plásticas como seres humanos.
(Patico e Francisco Félix, os dois artistas plásticos)
Mais tarde foi a vez de inaugurar no Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte a exposição comemorativa dos 10 anos de alternativa de João Moura Caetano. 
O edil recordou o percurso de João Moura Caetano que, embora não tenha nascido em Monforte. veio para esta vila muito pequeno e hoje é um monfortense assumido como cavaleiro tauromáquico, homem ligado à terra como agricultor, e um defensor acérrimo dos valores da vila que o adoptou como um mais dos seus.
João Cortesão amigo de João Moura Caetano, e crítico taurino, autor de um blogue de tauromaquia (Sortes de Gaiola) fez o elogio do cavaleiro de forma eloquente e, diria até poética, terminando por dizer que é para ele um privilégio ter João Moura Caetano como Amigo. Depois da exposição, onde foi exibido um vídeo sobre a carreira de Moura Caetano, no jardim fronteiriço ao CIT, foi servido um beberete a todos os presentes na abertura desta exposição.