Click na Imagem

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Terminou a primeira ‘Semana dos Petiscos’

Se há coisa que esteja entranhada na cultura gastronómica dos alentejanos é o petisco. Basta um pedacinho de pão para suportar quer queijos, enchidos ou mesmo peixe, e estão os elementos reunidos para beber um copito e embarcar numa boa conversa. 


O Município de Arronches que nos últimos tempos tem apostado nestas iniciativas gastronómicas, lembrou-se em boa hora dos petiscos. Manteve-se a tradição mas, também, houve alguma inovação.
Na sua maioria os restaurantes do concelho aderiram e, se não foi um êxito estrondoso (porque tudo tem um principio), pelo menos animou a restauração local e levou-nos a outros tempos, que em tascas e tabernas por este Alentejo fora, bastava um pedaço de queijo ou de um bom chouriço, e estava o petisco feito. Aliás elementos que nunca faltavam em casa, pois se surgissem visitas, logo era posta a mesa com um petisco para beber um copito.
Como é óbvio não podíamos ir a todos os locais mas, aqui ficam algumas imagens sugestivas do que foi esta primeira ‘Semana do Petisco’.