![]() |
(Restaurante da Pousada do Crato) |
Valorizar o receituário e os produtos do Alentejo, garantir a qualidade do serviço dos restaurantes, prestar informação de excelência aos turistas sobre a gastronomia e produtos endógenos, e consolidar o produto turístico gastronomia e vinhos são os objectivos principais da certificação.
Os restaurantes certificados cumprem assim um referencial que, previamente definido, apresenta vários parâmetros qualitativos que variam entre a confecção de receitas genuinamente alentejanas ou a utilização de ingredientes exclusivamente produzidos na região.
Factores como a decoração, o ambiente ou o serviço, assim como a apresentação de uma ementa constituída, maioritariamente, por pratos tipicamente alentejanos ou uma carta de vinhos, entre outros, são igualmente decisivos no processo de certificação.
O Alentejo conta já com mais de 70 restaurantes certificados, espalhados pela região. Refira-se que a certificação e o selo de qualidade são decisivos e acrescentam valor à oferta turística, daí que constituam apostas prioritárias na estratégia de afirmação do destino traçada pela Turismo do Alentejo/Ribatejo.
Entre os certificados do Alto Alentejo estão: Pousada Marvão, Santa Maria, Pousada de Estremoz, Rainha Santa Isabel, Pousada do Crato, Flor da Rosa e Basilii, Monforte