Click na Imagem

domingo, 10 de julho de 2016

Visita inesperada da ASAE a Feira das Actividades Económicas de Arronches, em noite de David Carreira

Não precisam de ser convidados. Aparecem quando bem lhes “apetece”. Sabemos que as condições alimentares são de grande importância para a saúde pública, uma entidade que fiscalize este aspecto faz todo o sentido. Agora há maneiras de fazer as coisas. A ASAE podia por exemplo, com notificação à entidade responsável pelo evento, aparecer no primeiro dia da feira, horas antes da abertura oficial e fiscalizar tudo o que entendesse. Quem não observasse essas condições não podia funcionar. Mas não aparecer de surpresa em cima da hora de começarem a ser servidas as refeições no restaurante oficial e nas “Tasquinhas”, o que só causou confusão e um mau estar nas pessoas, que podia ser evitado. Mas enfim, é o que temos. Há porventura locais que deveriam ser inspeccionados e se calhar não estão no roteiro.
Já agora por falar de roteiro, verifiquei no site oficial da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo que, na agenda dos eventos não há uma única referência à Feiras das Actividades Económicas de Arronches. Não foi por desconhecimento, porque a RTAeR estava convidada para a abertura, fazendo-se representar pelo seu Vice-presidente. É só um reparo porque estas coisas devem ser tratadas de igual modo: para os grandes e pequenos eventos. Aqui fica registado o nosso manifesto de desagrado, pois esse é o nosso dever: fazer ouvir a voz dos arronchenses.
Foi mais um dia de festa, com muito calor que pela manhã, debaixo de um sol tórrido, teve lugar o Concurso “Rebanhos da Nossa Terra”, cujo resultado foi o seguinte:
Ovinos – 1º Classificado (24 pontos) Herdade dos Coutos/ Luís Ramalho, Freguesia de Assunção; 2º Sociedade Agrícola da Bastarda (17 pontos), Freguesia dos Mosteiros e 3º José Francisco Vassalo Miranda (15 pontos), Freguesia de Esperança.
Caprinos – 1º Classificado – Herdade dos Coutos (41 pontos), Freguesia de Assunção, 2º Tomás Silvestre (21 pontos), Freguesia de Esperança e 3º Joaquim Sena (14 pontos), Freguesia de Esperança.
À noite a gastronomia uma vez mais bateu recordes, pois a determinada hora, nas “Tasquinhas” era impossível arranjar um lugar para jantar, Houve quem esperasse duas horas para ter uma mesa. Isto porque foi a noite forte desta edição da FAE em que estava para actuar no palco David Carreira que juntou uma multidão para presenciar o seu show de música, luz e cor.