Click na Imagem

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano “Sílvio Pleno”

Um total de 12 bandas filarmónicas, entre elas uma oriunda de Espanha, estiveram no Festival Internacional com que se homenageou o Maestro Sílvio Pleno, em Arronches.


Com o apoio da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Município de Arronches, CIMAA e Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, teve lugar este festival de bandas no dia 2 de Julho. Participaram as bandas Sociedade Musical Nisense, Banda Juvenil do Município de Marvão, Banda Municipal Alterense, Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas, Filarmónica do Crato, Sociedade Filarmónica Galvenense, Associación Cultural de Banda Musica de Valverde Leganés (Espanha), Banda Filarmónica 14 de Janeiro, Associação de Cultura e Recreio Musical 1º Dezembro de Campo Maior, Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, Sociedade Recreativa e Musical Alegretense e Filarmónica Alpalhoense. 
Ao longo da tarde sob um sol tórrido, as bandas repartiram-se pelas três freguesias em desfiles. No Jardim do Fosso à noite, depois de um jantar convívio no multiusos “Celeiro” em Arronches, teve lugar a actuação das doze bandas que participaram neste festival.
Todas elas tocaram duas peças individualmente, para no final haver uma actuação conjunta de todas as bandas.
Foi na realidade um espectáculo grandioso, com algumas das bandas a interpretarem melodias de maestros consagrados e bem conhecidas do público presente. No entanto, o momento auge deste Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Norte Alentejano, foi a actuação conjunta de grande perfeição e sonoridade, proporcionada por uma peça para terminar com o Hino da Federação Distrital.
Depois de umas palavras da Presidente da Câmara Municipal de Arronches em que frisou “ser um prazer receber este festival, pois desde a primeira hora o Município aceitou este grande desafio” cujos munícipes em noite de calor, encheram o recinto e “manifestaram o seu agrado pela forma entusiasta como receberam as actuações”. Depois com os porta-estandartes de todas as bandas perfilados em frente, a Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho e o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção José Louro (grande entusiasta destes eventos musicais), prestaram homenagem ao maestro Sílvio Pleno nas pessoas da sua viúva e do seu filho. Seguiu-se a entrega de lembranças pelos autarcas aos respectivos dirigentes das associações e colectividades das bandas que integraram o festival.