Click na Imagem

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Restaurantes nos Mosteiros já mexem no primeiro dia da 2ª fase do desconfinamento

Metemo-nos no carro com a máquina fotográfica ao lado e rumámos aos Mosteiros, a mais pequena freguesia do concelho de Arronches mas, das mais procuradas pelos seus restaurantes e beleza da paisagem. 




Hoje primeiro dia de uma nova vida para a restauração, podendo abrir os seus espaços com 50% disponível, normas de higienização, distanciamento e máscaras obrigatórias.
Pelo caminho invadia-nos uma mescla de sentimentos mesmo difíceis de controlar para o jornalista. Era a satisfação de poder sair para uma reportagem não virtual mas em directo, por outro lado, o da incerteza se havia quem voltasse a frequentar os restaurantes. 
Primeiro atravessámos a ponte sobre a ribeira para ir precisamente ao Snack-bar ‘A Ribeira’. A sensação foi agradável: já tinha clientes na sua privilegiada esplanada. O seu proprietário mostrava-se contido, mas com esperança que tudo possa voltar ao normal e aproveitar o verão para recuperar do tempo que estiveram encerrados.
Numa das mesas o Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros com elementos do seu staff, davam o exemplo da confiança.
Dali fomos até ao restaurante ‘O Galinhas’ na sede do Futebol Clube Mosteirense. O Carlos e a esposa tinha um sorriso no rosto, voltavam à sua vida da restauração, ao contacto com os seus clientes. Mesmo estando certos que tudo virá a seu tempo, depois de tanta incerteza e prejuízos. 
Na sala eram visíveis as normas estabelecidas pela DGS e um cliente era atendido com toda a segurança. Lá fora na esplanada um grupo de Amigos desfrutava do almoço. Era o regressar a uma vida que se quer normal.
Todos podemos estar tranquilos porque os restauradores são os que mais têm a ganhar em manter as normas e satisfazer os seus clientes, mesmo com menor lotação nos seus espaços, porque estamos conscientes que tudo irá melhorar. 
Voltamos a Arronches com o coração cheio de esperança e uma alegria quase incontida por ver o ramo da restauração em Arronches, base do único rendimento de muitas famílias, voltar a abrir as suas portas.
Ainda passámos pela manhã pelo Centro Escolar, cujos alunos do 11º e 12º anos ainda infelizmente continuam a ir para Portalegre. Sabemos que o número de alunos não justifica terem estes anos de escolaridade em Arronches. Por outro lado é quase incompreensível que se invistam 3 milhões de euros num Centro Escolar e que o Governo (fosse ele qual fosse) não tenha montado uma estratégia para aglutinar alunos das localidades mais próximas (por exemplo Monforte) para que isso fosse viável. (Fotos-Notícias de Arronches)