Click na Imagem

quinta-feira, 20 de junho de 2019

PraCachopos|Casa de Acolhimento - Um São João diferente…

A desagregação das famílias seja por separação, estupefacientes, álcool ou outros mais exemplos, conduzem na maioria dos casos, a uma tragédia que se abate em regra sobre as crianças. 


Hoje em dia as comissões de protecção de crianças e jovens têm por missão principal referenciar os casos mais prementes.
Com a criação de instituições que têm como missão precisamente os cuidados e reabilitação de crianças e jovens estas situações são atenuadas, havendo mesmo o regresso ao seio das famílias e a sua integração na sociedade. Esta situação verifica-se nos jovens à ‘guarda’ destas instituições. O que é verdadeiramente dramático é que isto é fruto do abandono e por vezes maus tratos as crianças algumas de tenra idade, privadas daquilo que seria o conforto e o carinho nesse casulo protector que deveria ser a família. 
A Associação Casa Juvenil Nª. Sr.ª da Assunção, vem desempenhando em Arronches nos últimos anos um papel primordial neste aspecto, quer no Lar Infanto-juvenil Especializado ‘PraCachopos’, quer na mais recente valência a ‘Casa de Acolhimento’.
Quer pelo Natal como agora pelo São João, é para crianças e jovens desta instituição um dia diferente. É dia de Festa em que confraternizaram e recebem de forma amistosa e educada os seus convidados. Foi nessa condição que estivemos ontem, dia 19 de Junho na sua pequena Festa de São João… um São João diferente.
Estiveram presentes para além da Presidente da ACJNSA, Maria João Valentim, outros dirigentes da instituição, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, Paulo Furtado, vereador do Município, Diamantino Pinto, Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros, João Galão, Deputado Municipal, Ana Maria Reis, Directora do Agrupamento de Escolas e o responsável pelo Centro de Saúde de Arronches, Dr. Eliseo Senante. 
Houve música, comeram-se as sardinhas, acompanhadas de sumos, confraternizou-se e os internados expressaram o seu contentamento dançando espontaneamente para os presentes, na companhia dos funcionários, em verdadeiro ambiente de Festas de São João, nem que fosse apenas por uma tarde bem passada.