Política

Reuniões de Câmara









Consenso e compromisso, entre as duas forças políticas que compõem o actual executivo.


Forçosamente temos que destacar da Reunião de Câmara que decorreu no dia 10 de Abril nos Paços do Concelho, o consenso e compromisso, entre as duas forças políticas que compõem o actual executivo.
A Presidente da Câmara Municipal de Arronches apresentou uma proposta na qual existe a forte possibilidade de se instalar na Vila de Arronches uma nova IPSSs actualmente sediada na capital do distrito e que vai encerrar.
Trata-se da adaptação da antiga Pré-primária (agora no Centro Escolar) para acolhimento de resposta social a crianças dos 0 aos 12 anos. Os vereadores do PS, depois de pedirem algum tempo para se reunirem, voltaram e votaram favoravelmente a proposta mas, com o compromisso por parte dos vereadores do PSD, serem favoráveis também, a uma futura ampliação de mais duas salas do Infantário do Centro de Bem Estar Social de Arronches, em virtude desta IPSS, já não ter capacidade para receber mais crianças. O acordo ficou "selado" com o compromisso verbal dos vereadores do PSD.
Nesta reunião foi concedido um subsídio no valor de 4.662,20€ para que o Centro Republicano possa concluir as obras na sua sede, decisão que mereceu a unanimidade dos vereadores porque todos, reconhecem o papel que o CRA, representou e representa para muitos arronchenses.
Também a cedência dos espaços do multiusos “O Celeiro” e sala do Centro Cultural de Arronches foram solicitados e mereceu a aprovação do executivo.
O PS votou favorávelmente a proposta da Presidente no sentido de se proceder à alteração do Mapa de Pessoal.

A Reunião de Câmara que decorreu na Junta de Freguesia de Mosteiros, realizou-se em meia hora

A última Reunião de Câmara do mês Abril que teve lugar  na Junta de Freguesia de Mosteiros, decorreu no espaço de meia hora.
Uma ordem de trabalhos com poucos pontos susceptíveis de grandes apreciações para serem aprovadas, tornou rápida a reunião.
Os vereadores tomaram conhecimento do expediente, como legislação que aprova medidas tendentes à redução do consumo de papel e demais consumíveis de impressão na Administração Pública; informação acerca da participação do Município nos Impostos do estado em 2017 e das retenções ao processamento do duodécimo do mês em curso no valor de 12.000,00€.
A Cerciportalegre solicitou por ofício a concessão de transporte de um dos seus utentes e a Valnor perante a decisão dos Municípios em devolverem as facturas com base no aumento do tarifário, espera a aprovação da ERSAR para poder proceder às notas de crédito aos municípios dos valores excedentes.
Foram aprovados os requerimentos respeitantes a apoios à fixação de famílias jovens nas suas várias componentes, como obras ou apoio a filhos, o que os vereadores saúdam sempre.
As propostas da Presidente da Câmara que iam no sentido da celebração ou renovação de contratos de aquisição de serviços; celebração de protocolo de colaboração com a subcomissão de Coordenação Regional do Alentejo para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (esta apresentada pelo Vice-presidente), bem como o concurso público para o arrendamento do Bar da Piscina Municipal de Esperança para funcionar no mínimo pelo período de Verão, e cujo concurso vai decorrer até 10 de Maio, foram aprovadas por unanimidade.
No final o Vereador Carlos Rodrigues (PS) leu uma declaração sobre o 43º Aniversário do 25 de Abril que se celebrou com vasta programação.

Fernando N. Marques|Foto-Noticias de Arronches